Workshop de inovação em modelo de negócio para a indústria brasileira

Debate sobre o futuro da indústria foi organizado pelo Centro para a Quarta Revolução Industrial do Brasil (C4IR Brasil), em parceria com a Associação dos Engenheiros Brasil-Alemanha VDI-Brasil
12/07/2023 // Mara Alem

O avanço da tecnologia, a agilidade para acesso à informação, as mudanças no comportamento do consumidor e, principalmente, o impacto mundial da pandemia de Covid-19, passaram a exigir uma rápida resposta das empresas e dos governos a nível global. As organizações consolidadas, de grande porte, têm maior disponibilidade de recursos para adaptarem-se a mudanças com agilidade, por outro lado, para as empresas de pequeno e médio porte, é um grande desafio planejar novas frentes de negócios, por exemplo.

Atento a esse cenário, o Centro para a Quarta Revolução Industrial do Brasil (C4IR Brasil), em parceria com a Associação dos Engenheiros Brasil-Alemanha VDI-Brasil, organizou o workshop “Inovação em modelo de negócio para a transformação da indústria”, para gestores do setor industrial brasileiro. Foram dois painéis temáticos, em dois encontros on-line.

“Experiências nacionais e internacionais em inovação na indústria” foi o primeiro, realizado em junho deste ano. Com a participação de lideranças globais (EUA, Suíça, Brasil), os gestores trocaram experiências sobre a realidade empresarial dos mercados interno e externo, além de terem discutido caminhos estratégicos para novos modelos de negócio.

O debate aberto sobre o futuro da indústria, em um ambiente neutro e multidisciplinar, como fator essencial para os avanços necessários ao ambiente de negócios, foi um ponto comum de destaque dos painelistas. De acordo com eles, criar a cultura de cooperação e a formação de ecossistemas contribuirá para melhor avaliação das lideranças sobre novas formas de gestão a partir do uso de tecnologias digitais.

 

 

Memia Fendri, líder de projetos em Manufatura Avançada e Cadeia de Valor, do Fórum Econômico Mundial na Suíça; Stacey Weismuller, líder de projetos e comunidade, do Fórum Econômico Mundial nos Estados Unidos; Bruno Diesel Gellert, CEO na Peerdustry Usinagem Conectada; e Aldo Russo, gerente de IoT e Transformação Urbana do C4IR Brasil, foram os painelistas do primeiro evento.

No início de julho, o segundo painel “Co-criação de soluções inovadoras para modelos de negócio” foi uma atividade prática e participativa. “O objetivo foi promover a interação entre os gestores, ouvir deles as próprias experiências, ideias e barreiras encontradas no dia a dia, para que juntos possamos apoiar na formulação de recomendação de políticas públicas e, assim, evoluir e modernizar o setor de manufatura do Brasil”, explicou Aldo Russo.

Desafios como a qualificação, atração e retenção de profissionais com formação em Tecnologia da Informação; acesso aos programas de incentivo já existentes, bem como a necessidade de criar políticas públicas para toda a cadeia da indústria, inclusive as pequenas e médias empresas; e a baixa competitividade no mercado externo foram pontos em comum identificados pelos participantes.

“O C4IR Brasil é um espaço neutro que tem a missão de unir os diferentes atores da sociedade e oferecer um ambiente propício à inovação para a indústria de manufatura brasileira. Esse workshop foi organizado justamente para esse fim: trocar experiências e entender as barreiras da indústria brasileira a partir de líderes que são desafiados por elas diariamente”, acrescentou Aldo.

O gestor do C4IR Brasil finalizou dizendo que com esse workshop foram identificados problemas iguais ou parecidos por segmentos muito distintos. “Esse será o primeiro de outros que virão, pois pretendemos criar um ciclo de conhecimento, de cultura de cooperação, para que possamos estabelecer confiança entre todos que compõem o ecossistema e juntos avançarmos”.