C4IR Brasil participa da Hannover Messe 2023

Diretor-executivo, Marcos Vinícius de Souza, discutiu programa de digitalização e sustentabilidade voltado para pequenas e médias empresas brasileiras
24/04/2023 // Redação

O diretor-executivo do Centro para a Quarta Revolução Industrial do Brasil (C4IR Brasil), Marcos Vinícius de Souza, participou da Hannover Messe 2023, de 17 a 21 de abril, na cidade de Hannover, na Alemanha.

No estande da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Marcos se reuniu com o diretor de Tecnologia e Inovação, Jefferson Gomes, e com gestores do International Centre for Industrial Transformation (INCIT) – o Centro Internacional para a Transformação Industrial, em português – para discutir um programa de digitalização e sustentabilidade voltado para pequenas e médias empresas brasileiras.

“Tivemos a oportunidade de aproveitar os recursos tecnológicos que serão estratégicos nos próximos anos e tratar de novas iniciativas para o fomento de um importante agente da economia brasileira, as indústrias de pequeno e médio porte. O encontro do C4IR com a CNI e o INCIT foi o início de um programa de digitalização e sustentabilidade que planejamos desenvolver juntos”, destaca o diretor-executivo do Centro.

A Hannover Messe 2023 é conhecida internacionalmente como a maior feira de tecnologia industrial do mundo, onde são discutidas as próximas tendências da indústria, da manufatura, e os principais temas relacionados ao setor. A programação do evento é formada por estandes de exposição, fóruns de debates e conferências.

“Transformação Industrial – Fazendo a diferença” é o tema central desta edição. Tecnologias aplicadas para o uso de dados agregados à cadeia de valor, indústria 4.0, machine learning, inteligência artificial (IA), hidrogênio verde e descarbonização nos setores industriais mecânico, elétrico, digital e de energia, foram as principais tendências apontadas.

A maior parte dos temas abordados na feira se aplicam aos projetos desenvolvidos pelo C4IR Brasil. As soluções para compartilhamento e uso ético de dados coletados, assim como o uso de ferramentas de IA, machine learning, são recursos de inovação amplamente difundidos nas ações realizadas pelo Centro.

“O uso de dados voltado para manufatura foi uma das principais tendências que encontrei nos fóruns e conferências da feira. Especialmente como fator agregado à toda cadeia de valor, para todos os envolvidos. Ou seja, com o auxílio de tecnologias como IA e armazenamento em nuvem, os dados serão utilizados estrategicamente tanto para a empresa quanto para os clientes e fornecedores. Eles serão compartilhados”, ressalta Marcos Vinícius.

Como a inteligência artificial e os gêmeos digitais podem auxiliar as grandes indústrias nos processos de descarbonização e transição energética, foi outro tema de destaque. “Esse assunto também nos diz respeito, pois uma das nossas principais ações é o projeto de descarbonização da Amazônia: mecanismos de inteligência artificial são usados para coletar e tratar dados que auxiliam as empresas de energia na redução de emissão de carbono”, destaca o diretor-executivo do C4IR Brasil.