C4IR Brasil participa da Expomafe 2023

02/06/2023 // Redação

“A modernização da indústria brasileira e a busca por novos mercados é uma urgência. Nesse sentido, inovar no modelo de negócio pode ser uma ação decisiva para o sucesso”, destacou o gerente do C4IR Brasil, Aldo Russo, na Expomafe 2023, a Feira Internacional de Máquinas-Ferramenta e Automação Industrial organizada pela Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ), que aconteceu de 9 a 13 de maio, na São Paulo Expo.

Durante o painel “Ambientes de Inovação no fomento da manufatura 4.0”, Aldo explicou que a digitalização das empresas deve ser vista como um processo natural e ser incorporada no portfólio de projetos como prioridade, pois significa redução de custos, agilidade e aprimoramento da organização.

“Uma empresa adaptada à economia digital pode melhorar a margem de lucro do negócio. Pode, por exemplo, criar novos canais de relacionamento no mercado em que atua e com isso descobrir uma oportunidade de atuação inédita, que antes não era explorada”, reforça.

O segredo para o processo de transformação digital, no entanto, está no planejamento. “Essa é a fase mais importante de uma iniciativa de digitalização, nela são definidos os objetivos e recursos, mas também permite repensar o negócio. Não se preocupem em economizar tempo”, aconselha o gerente do C4IR Brasil.

No espaço da “Indústria 4.0”, onde estão demonstradas várias soluções tecnológicas para endereçar os principais desafios da indústria, contando com várias stratups, Aldo também enfatizou algo essencial: a plataformização.

Aldo explicou que as micro, pequenas e médias empresas (MPMEs) têm a chance de, por meio de plataformas digitais, acessar tecnologias complexas, fornecedores e clientes que antes estavam fora de seu alcance operacional”. E isso, segundo ele, trará inúmeros benefícios, como mais produtividade, qualidade, competitividade e recomposição de margem de ocupação de mercado. 

A participação do C4IR Brasil na Expomafe 2023 foi um convite da Fundação de Apoio da UFMG – Fundep -, que apresenta a demonstração de soluções tecnológicas implementadas em indústrias do setor ferramental por meio do Rota Challenge, iniciativa de empreendedorismo no âmbito da Linha IV – Ferramentarias Brasileiras Mais Competitivas, do Rota 2030.

No espaço da Indústria 4.0, também participaram do painel o diretor da Associação Catarinense de Tecnologia, Tulio Duarte Christofoletti; e o coordenador-executivo do projeto Conecta Mais, Vitor Santo Assun.

Indústria 4.0

Desde 2019, o C4IR trabalha na aceleração da adoção de tecnologias inovadoras para o setor industrial brasileiro, em especial para as pequenas e médias empresas. O objetivo é criar um ambiente favorável como um meio de gerar lucratividade e longevidade para o setor. Nessa temática, os projetos desenvolvidos pelo C4IR foram:

2019 a 2021 – Aceleração da adoção de Internet Industrial das Coisas para pequenas e médias empresas, com objetivo de desenvolver um protocolo de políticas públicas que foi testado com sucesso e agora está em estágio de escalonamento a nível nacional.

2021 a 2023 – Manutenção Preditiva a fim de impulsionar a utilização de análise de dados.

2023 a 2024 – Inovação em Modelo de Negócio para Implantar uma ferramenta de avaliação de maturidade digital e apoiar empresas em sua trajetória de transformação digital e recomendações de políticas públicas para incentivo e apoio nessa jornada.